
Realidade Virtual
Conceito
Depois de serem realizados diversos experimentos na área, foram focadas diversas ideias que têm uma ligação com o tema do projeto final “Experiência interativa com a obra artística”, dando algumas diretrizes para o projeto se desenrolar.
Neste momento da experiência é focada a área da realidade virtual, onde o conceito principal passa pela criação de uma galeria virtual de arte. Nesta galeria será possível encontrar diversas obras do artista e autor do projeto Nuno Aparício. Esta galeria virtual de arte, acabará por incluir não só as obras de pintura do autor, mas ainda outros conteúdos, como os vídeos produzidos pelo mesmo, acerca de cada obra em particular entre outros conteúdos.
Esta galeria virtual pretende afastar-se de uma galeria de arte tradicional (paredes brancas, espaço amplo, etc.) promovendo uma experiência diferenciadora ao participante. O conceito da própria galeria, vai de encontro com o conceito principal das obras pintadas, a existência de uma outra realidade, de uma galáxia infinita e sem limitações, uma galeria do futuro. Este conceito acaba por se traduzir no tema do universo e da tecnologia moderna.
Há quem diga que uma galeria de arte é um refúgio da agitação da cidade, mas nesta galeria virtual, pretende-se ir ainda mais longe, tornando-a num refúgio da agitação do mundo, assim, este ambiente virtual é pensado para se encontrar num vazio, no universo onde é possível ver o nosso planeta ao longe, enquanto obras de pintura podem ser contempladas. É certo uma visão idealista, diria mesmo transcendental e utópica daquilo que pode ser uma galeria de arte. É utilizada a fermenta de realidade virtual como uma linha que separa o mundo real do mundo imaginário, fantasioso, quimérico, aproximando a realidade á área do sonho.
A arquitetura do espaço virtual, acaba por ter influências que passo a apresentar mais a frente. Todo o grafismo e expressão pretende ir de encontro com o moderno, tecnológico, futurista, através de formas simples e geométricas. O vidro, será o material mais utilizado, proporcionando ao participante a possibilidade de ver o exterior, podendo ver mesmo outros espaços, planetas, estrelas, etc. Esta galeria virtual acaba por estar bastante ligada à ideia de estação espacial.
Serão também utilizadas luzes fracas em grande parte do espaço, tendo apenas luzes direcionadas aos conteúdos de interesse.
Um outro conceito relevante para este projeto, é dedicar em algum momento da experiência virtual um espaço para o “making of”, onde serão incluídos desenhos inicias dos espaços, esboços, etc, que são apresentados neste documento.
O conceito principal acaba por ser o desenvolvimento de uma galeria virtual futurista, onde é criado um distanciamento do mundo que conhecemos, dando lugar a um ambiente onírico distante, onde galeria e obras dialogam em perfeita sintonia.



Imagens de inspiração
Nesta fase foram pesquisadas diversas imagens com o objectivo de ganhar inspiração para a criação dos primeiros esboços, de forma a captar diversas formas comuns, expressões gráficas, bem como gamas cromáticas, no fundo, perceber qual a estética associada ao tema, de forma a direccionar a expressão dos primeiros esboços para o conceito em questão.
Uma das maiores inspirações e referências foi a série "Star Trek", ou no título em português " O Caminho das estrelas", uma vez que oferece de forma mais completa, estéticas relativas ao interior e exterior dos espaços, bem como cores e formas que estão associadas a este universo.
Nesta fase foram ainda retiradas outras conclusões como, materiais a serem utilizados, texturas e luzes nos espaços.




Primeiros esboços/Ideias
Nesta fase, foram desenhados os primeiros esboços, acerca da forma exterior dos espaços. Foram desenhadas diversas propostas, cruzando as expressões gráficas retiradas das imagens de referência e expressões idealizadas pelo autor.
A primeira fase foi o estudo das formas, incluindo já outras questões como, texturas a serem usadas, possíveis materiais, etc.
Uma das questões que desde inicio foi pensada, foi a utilização do vidro, uma vez que este possibilita ao utilizador, ver o exterior dos espaços, sendo que alguns destes esboços foram desenhados e pensados para funcionarem com este material.




Esboços Finais
Depois de ter sido feita uma triagem de quais as formas mais interessantes para o ambiente virtual, foram desenhadas as salas individualmente, a pensar na sua função, apresentando esboços elucidativos de como será a forma dos espaços.
Estéticas relacionadas com a textura dos materiais a serem utilizados, são também pensados nesta fase.
Este etapa acaba por funcionar como uma etapa de idealização dos espaços virtuais que numa fase posterior serão modelados em 3D e levados para o software unity, onde já será possível criar um espaço virtual iterativo.




Modelação 3D
Sala principal
Posteriormente a terem sido definidas as formas a serem utilizadas nos espaços virtuais, passou-se para uma fase de concretização dos espaços.
Foram realizadas as primeiras modelações do ambiente virtual em cinema 4D.
Na galeria ao lado, é apresentado o processo de uma das modelações.
Foram já aplicadas texturas e materiais idealizados nos esboços, de forma a estar o mais fiel possível ao produto final desejado.
Do lado direito é apresentado um vídeo onde é mostrado todo o modelo 3D, de forma a elucidar possíveis questões que não tenham sido claras nas imagens apresentadas.





Sala central
Esta é a sala central de toda a estrutura. Neste local estarão informações sobre o autor, conteúdos relativos ao processo de desenvolvimento do projecto, vídeo do projecto.
Neste local o utilizador escolhe qual das galerias quer ver primeiro, ou a preto e branco ou a cores.
Nas imagens e vídeo apresentados ao lado, é possível visualizar o modelo tridimensional do espaço, já com algumas texturas aplicadas.
O vídeo mostra todas as perspectivas de visualização do modelo, sendo possível perceber quais as formas utilizadas em todo o objecto 3D.





Salas laterais
Esta é a sala onde estarão expostas as obras pintadas. Neste local será possível visualizar todas as obras em sequência .
A estrutura desta sala foi feita desta forma, para que o utilizador tenha mais facilidade em ver as obras com o mínimo de movimentação possível.
O Utilizador pode parar no centro da sala e contemplar todas as obras em torno de si.
No vídeo ao lado, é possível visualizar alguns desenhos técnicos, do objecto tridimensional.
São também apresentadas outras vistas em torno do objecto.





Corredor
Este objecto é fundamental, para que o utilizador possa deslocar-se de umas salas para as outras. Neste objecto foram já aplicadas diversas texturas, com o objectivo de posteriormente agilizar o processo de montagem de todas as partes.
É possível ainda visualizar os desenhos técnicos do objecto, e como este foi produzido.
Futuramente o objecto pode sofrer alterações, ou o adicionar de conteúdos como luzes.
No vídeo ao lado, é possível visualizar o objecto 3d, seus desenhos técnicos, e texturas. É ainda possível visualizar vários ângulos do objecto.





Toda a estrutura
Nas figuras ao lado, é possível visualizar diferentes perspectivas do conjunto de modelos anteriormente produzidos. Esta é a estrutura da galeria virtual no seu todo. Cada uma das salas está destinada a acolher certos tipos de conteúdos. Nas salas circulares iram estar as obras virtuais, na sala em formato de pirâmide será uma sala dedicada ao design, e na sala central, irão estar algumas informações acerca do projecto e do autor.
No vídeo ao lado, é possível ver a estrutura em diferentes posições, bem como os materiais utilizados e os interiores.





Conteúdos design
Durante o processo de desenvolvimento de conteúdos relativos ao espaço virtual, foi considerada a hipótese de serem apresentados numa sala apropriada, conteúdos de design. Ao lado, é apresentado um projecto, de design gráfico, produzido através da prensa de linóleo. O packaging foi reproduzido em 3D para ser apresentado no espaço virtual.
No vídeo ao lado, são apresentados os desenhos técnicos relativos ao objecto tridimensional.
É ainda possível visualizar diversas vistas e renderizações de imagem.





O conteúdo desenvolvido ao lado, é o logótipo do artista. Este conteúdo foi desenvolvido de forma tridimensional para a introdução de vídeos e outros fins. Ao lado é possível visualizar diversas vistas relativas ao objecto 3D.
São ainda apresentados alguns dos desenhos técnicos do objecto.
Este objecto teve um processo diferente dos restantes conteúdos uma vez que foi feito a partir de uma base vectorial desenvolvida no software illustrator.
No vídeo ao lado é possível visualizar diversas vistas do modelo 3d.





O conteúdo desenvolvido ao lado, é referente a um projecto de design gráfico, desenvolvido para a Quinta do Gradil num contexto de projecto académico. Foram reproduzidos os conteúdos do projecto, em modelos tridimensionais de forma a ser possível integrá-los no espaço virtual.
Nas imagens ao lado, é possível visualizar os modelos de diferentes perspectivas com e sem renderização de imagem.
No vídeo ao lado é possível visualizar diversos desenhos técnicos e diversas perspectivas do modelo, de forma a ser possível visualizar o objecto no seu todo.





O modelo tridimensional desenvolvido ao lado é referente a um projecto de design gráfico, o desenvolvimento de capa e paginação de livro.
O projecto, foi reproduzido em 3D de forma a ser possível vê-lo na galeria virtual.
No vídeo ao lado é possível visualizar diversos ângulos do modelo, de forma a ser apresentado na integra, bem como alguns desenhos técnicos.





O projecto em questão é um livro-objecto da obra Comunidade de Luís Pacheco. Este projecto foi reproduzido de forma tridimensional, de forma a ser possível integrá-lo na galeria virtual.
Associado a cada um dos modelos estará um painel de explicação e com outras fotografias relativas ao projecto, quase como uma apresentação.
O vídeo ao lado, mostra algumas perspectivas do objecto, sendo possível visualizá-lo no seu todo.
São ainda apresentados alguns dos desenhos técnicos utilizados para o desenvolvimento do modelo.





O modelo ao lado retrato um objecto produzido para o desenvolvimento de um projecto, ligado ao desenvolvimento de uma identidade visual para a marca de carne Jarmelista. O projecto foi realizado em contexto académico.
O modelo 3D ao lado, é a a representação do objecto principal que resultou do projecto.
Nas imagens ao lado é possível visualizar diversos ângulos da tábua.
O modelo 3D ao lado será incluído na sala design que terá lugar na galeria virtual.
No vídeo ao lado, é possível visualizar diversos ângulos relativos ao modelo 3D realizado, bem como alguns dos desenhos técnicos utilizados, para o desenvolvimento do objecto 3D.





Outros conteúdos
Nas imagens ao lado é possível visualizar alguns dos conteúdos extra que forma desenvolvidos para compor o espaço virtual. Uma mesa onde irão estar os modelos 3D anteriormente apresentados, um avatar do autor, que irá estar no espaço virtual e outros elementos decorativos.
-Mesa
-Avatar do autor
-Ampulheta



