top of page

Cronograma

Fases de produção

 

O projeto foi dividido em partes e atribuído um prazo de finalização de cada etapa, de forma a ser possível a concretização de todo o projeto dentro do tempo estipulado. Desta forma o trabalho foi dividido em várias etapas, como a pesquisa sobre as áreas de interesse, que teve o objetivo de compreender cada uma das tecnologias e de que forma estas poderiam ser utilizadas para o tema, Design de interação com obras de arte. A fase de pesquisa relativa ao estado da arte, fundamentalmente perceber como estas tecnologias surgiram, como se vieram a desenvolver ao longo do tempo, quais as suas aplicações no passado e no presente e uma pesquisa e análise relativa a aplicativos atuais e como estes trouxeram benefícios a diversas áreas.

 

A segunda etapa foi uma fase de exploração, à qual se chamou de experimentos. Nesta fase, procurou-se desenvolver pequenos projetos que levantassem questões e problemas a serem resolvidos. Os experimentos foram feitos nas áreas do vídeo-mapping, realidade virtual e realidade aumentada, pensando estas tecnologias para a sua associação com a arte. Estes pequenos projetos, serviram sobretudo como desbloqueadores criativos e mostraram o que é ou não possível fazer com as tecnologias, de forma a compreender as limitações de cada uma, e a direcionar o projeto final.

 

Posteriormente ao desenvolvimento dos experimentos, tiraram-se conclusões relevantes para um posterior desenvolvimento do projeto final, aproveitando e cruzando ideias interessantes que surgiram nessa fase. A última etapa principal, foi a idealização e o desenvolvimento de dois momentos, um de realidade aumentada e outro de realidade virtual, que em paralelo formaram o projeto final e a experiência interativa.

bottom of page